top of page
Boia de salvatagem:

Como funciona a Ficha Técnica do "Mas nem peixe?!":

 

Opções

Mede a quantidade de pratos principais vegetarianos do restaurante

Cada "certo" corresponde a uma opção. Cinco representam cinco ou mais opções.

 

Cardápio

Mede o quão veg-friendly o cardápio é

0 - Apenas nomes de pratos

1 - Nomes de pratos que remetem a ingredientes

2 - Pratos com ingredientes principais escritos

3 - Pratos com todos os ingredientes descritos

4 - Símbolos especiais para pratos vegetarianos

5 – Parte do cardápio exclusiva para pratos vegetarianos

 

Preço

Mede o preço médio de uma opção vegetariana

0 - de graça (hahahah)

1 - Até 25 reais

2 - Entre 25 e 40 reais

3 - Entre 40 e 60 reais

4 - Entre 60 e 80 reais

5 - Acima de 80 reais

 

Atendimento

Mede a qualidade do atendimento da casa

É um índice bem subjetivo, que considera, entre outros, tentativa de ajudar na escolha do prato vegetariano, agilidade, cortesia e educação.

Buscar

Mas nem peixe?! vai a SP: D.O.M

  • masnempeixe
  • 21 de jul. de 2015
  • 4 min de leitura

Cardumezinho lindo, quanta emoção! Hoje nós falaremos de um sonho realizado: comer no restaurante do Chef Alex Atala, um dos melhores chefs do mundo e o melhor do Brasil. Para quem não sabe, o D.O.M foi o único restaurante do Brasil a ter duas estrelas no Guia Michelin - a pontuação máxima é três, e nenhum brasileiro conseguiu este feito. Aliás, o chef sambou na cara da sociedade conseguindo mais uma estrela para seu outro restaurante, o Dalva e Dito - que um dia ainda vamos conhecer e trazer para vocês.

Quem entende um pouquinho de gastronomia no Brasil, já logo associa o nome do chef a sua criação mais conhecida: o Fettuccine de pupunha. Então, não é difícil de entender o seu estilo, o chef utiliza ingredientes brasileiríssimos em pratos moderníssimos. É uma viagem pelo brasil.

No D.O.M, pode-se comer o prato executivo do dia (não é vegetariano e está disponível apenas no almoço) ou escolher entre três menus degustação. O Mas nem peixe?! não tem nem palavras para explicar a honra que é saber que, de três menus do melhor restaurante do Brasil, um deles é exclusivamente vegetariano. Vejam bem, não estamos falando que tem um prato vegetariano num menu extenso de um restaurante qualquer. Estamos falando de um menu COMPLETO, sendo que só existem outros dois, elaborado por um dos melhores chefs do brasil. Ele poderia muito bem ter ignorado o público vegetariano, mas não o fez. É felicidade que não cabe no peito, meu povo.

Além disso, vem escrito que o menu, a priori, não é vegano. VEM ESCRITO isso gente. É muito amor e respeito pelas pessoas. Se você tem alguma restrição, é só avisar ao maître, que ele avisa à cozinha. :)

Vamos ao que interessa: a comida. Hoje não temos um prato, temos um menu degustação inteirinho: o Reino Vegetal, que pode ser acompanhado de harmonização de Águas e essências de frutas (total R$ 288). Já estávamos na chuva, né? Então, nos molhamos com vontade: pedimos harmonizado!

1- "Melancia, pepino e codium" harmonizados com "Água de goiaba e baunilha".

É uma melancia na água de capim limão com castanha de baru e codium, que é um tipo de alga. Gostamos de tudo, menos do codium, que tem aquele gosto forte de mar. Baru é muito gostoso, nós desconhecíamos! Vamos tentar incorporar esta castanha na nossa comidinha do dia a dia!!!

2- "Sorbet de pimenta verde e gengibre".

Bem interessante! Não arde e é bem refrescante!

3- "Saquê com espumante".

Vem servido nestas pimentinhas. A combinação é bem interessante e faz todo o sentido com o sorbet que veio antes.

4- "Palmito fermentado com spirulina".

Esta entrada parece um origami. É uma obra de arte, com certeza. São fatias muito fininhas de palmito pupunha fermentado com o pózinho de spirulina por cima. Em um certo momento a spirulina arde na língua e parece que vai te abrindo mais papilas gustativas.

5- "Ceviche de flores e mel de abelha indígena".

Esse foi um prato extremamente interessante. Ele é elegante e os sabores são incríveis. As flores são super delicadas e vêm com gelo picadinho, tudo adocicado com um mel sutil de abelha jataí.

6- "Agrião e mostarda".

Esse prato foi um evento quando chegou. É um pedacinho de ramo de agrião com grãos de mostarda em cima. Até aí, ok, mas esse pedacinho vem em cima de um prato envolvido com uma camada de filme de pvc e parece que ele está flutuando no nada! Eu fiquei apertando o filme e causei risos na mesa vizinha. Muita arte moderna para que meu coraçãozinho e meu cerebrozinho engenheiros consigam entender.

7- "Feijão manteiguinha com creme de couve e farinha de milho" haronizado com "Água com gás e erva doce".

NOSSA! Isso sim! Sério, que coisa maravilhosa. Tudo perfeitamente balanceado e gostoso neste prato. Para mim, foi uma releitura muito feliz de feijoada.

8- "Mini arroz tostado com cogumelos e agrião" harmonizado com "Água de salsinha e poejo".

Sério. Olhem este prato. Que coisa linda! Este também é um prato delicioso. Em cima da plaquinha de arroz, vêm também coalhada noisette e purê de salsinha e limão siciliano. MA-RA-VI-LHO-SO.

9- "Fettuccine de palmito com cogumelos" harmonizado com "Infusão de arroz tostado e chá".

O tão aguardado momento de comer o tão famoso fettuccine de pupunha do Chef Alez Atala chegou! Mal cabia em mim neste momento!

É simplesmente sensacional! A pena é ele ter usado molho de cogumelo, que eu não curto muito - o que é totalmente pessoal. Mas um dia eu como com sálvia e manteiga! :)

10- "Legumes com roti de cebola e creme azedo" harmonizado com "Granizado de jabuticaba".

São legumes, nada demais, mas o roti de cebola no fundo é maravilhoso e doce e contrastando perfeitamente com a acidez do creme azedo. Já o granizado (ao fundo da foto), me desagradou completamente. Apesar de ser lindo e parecer o começo da sobremesa, ele é ultra picante e acaba com o gosto de qualquer coisa que esteja junto. Não sei se eu não entendi a proposta (bem possível e provável), mas para mim não deu certo.

11- "Aligot"

A perfeição em forma de purê de batata com queijos. Na versão, diga-se de passagem, perfeita do Chef Alex Atala, utiliza-se queijo minas padrão e queijo gruyére.

12- "Mandioquinha glacê, chocolate do Combu e chantilly de mel de abelha indígena" com "Água de cumaru".

Este é um doce para quem gosta de marron glacê. O chantilly é maravilhoso e feito com baunilha do cerrado.

No geral, a experiência foi incrível. Amamos o ambiente, o atendimento, o cuidado na execução, a comida, tudo. No final de tudo, você ainda ganha uma ficha com o nome de todos os pratos do menu experimentado. Estrelas merecidas!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page